LAUDOS E ESTUDOS
A M&P desenvolve laudos e estudos sob medida para seus clientes, seguindo as normas brasileiras vigentes ( NR10, NR-12 e NBR´s), tais como:
Laudo Inspeção de Instalações Elétricas:
Um laudo de inspeção de instalações elétricas é de suma importância para garantir a confiabilidade, eficiência e segurança de qualquer que seja a instalação elétrica.
É uma exigência prevista pela ABNT, a partir das diretrizes NB3 na NBR 5410/2004, em que, qualquer estação elétrica, de qualquer modelo que seja, devem passar por uma inspeção antes de passarem a operarem, oferecendo um laudo de inspeção de instalações elétricas.
Como deve ser gerado um laudo de inspeção de instalações elétricas?
O processo para que seja conseguido um laudo de inspeção de instalações elétricas se trata de uma série de procedimentos feitos antes, durante e depois da instalação de determinado serviço elétrico.
O laudo elétrico pode ser considerado como um documento de avaliação pericial, que só é entregue depois que todos os aspectos técnicos que uma instalação elétrica possui são analisados. Essa documentação é primordial para dar a certificação de funcionamento de um estabelecimento, e os locais que não possuírem esse documento regularizado, estão cometendo uma grande infração, sujeita a multa e, em último caso, interdição do local.
Laudo Instalações Elétricas NR-10:
A obtenção de um laudo instalações elétricas nr10 é obrigatório por lei, visando que os componentes elétricos de determinado local estejam de acordo com especificações técnicas que garantem maior eficiência e segurança da instalação elétrica.
O laudo instalações elétricas nr10 se atenta para condições mínimas de segurança para os envolvidos na instalação elétrica, no que se refere à todas etapas, desde o projeto até a execução, ensaios, manutenções e reformas.
O que é o laudo instalações elétricas nr10? O laudo instalações elétricas nr10 é um dos componentes de instalações previsto na NR 10, a partir da portaria 598 de 07-12-2004 do Ministério de Trabalho e Emprego. É feito a partir de dados obtidos a partir da inspeção no local, informações sobre medições e ensaios e também
na documentação técnica das instalações do espaço em que está o equipamento elétrico.
A partir disso, será capaz analisar se a instalação está em conformidade com a Norma técnica Brasileira NBR 5410 que diz respeito à instalações elétricas de baixa tensão, NBR 14039 para instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV e NBR 5418 no que se refere à instalações elétricas e atmosferas explosivas e claro, à NR 10.
Desta maneira, o laudo instalações elétricas nr10 será composto de levantamentos de carga das instalações elétricas, verificação de suas condições gerais e emissão de aspectos técnicos.
Laudo de SPDA:
Um laudo SPDA se refere é um laudo de inspeção de sistema de proteção contra descargas atmosféricas. É um documento técnico que contém informações obtidas a partir de inspeções, análises e medições em determinada instalação elétrica.
A finalidade de um laudo SPDA é atestar a conformidade da instalação com a norma técnica da ABNT NBR-5419 que se refere à proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR10.
O laudo SPDA também é chamado de Laudo de Para Raios é desenvolvido para ser capaz de proteger uma determinada estrutura. Para fazer isso, intercepta os raios e encaminha as correntes elétricas para a terra.
Um para raio é um equipamento usado em sistemas diversos, bem como sistemas de energia elétrica e sistemas de telecomunicações, com intuito de proteger o isolamento e os condutores do sistema através de efeitos nocivos dos raios.
Geralmente, esse equipamento tem um terminal de alta tensão e um terminal de aterramento. No momento em que uma descarga atmosférica viaja ao longo da linha de energia até o pára raio, a corrente do surto é desviada através deste.
No caso de não usar esse equipamento ou ele ser falho, os raios que atingem o sistema elétrico podem ter milhares de quilovolts que podem danificar as linhas de transmissão, além de causar problemas enormes para as instalações elétricas.
Por essa razão, requisitar por um laudo SPDA é de suma importância para garantir segurança de toda instalação e funcionamento ideal do para raios.
Laudo de Análise de Energia Elétrica:
O laudo de análise de energia elétrica é hoje em dia a ferramenta mais importante e confiável para a identificação das inúmeras falhas causadas pela baixa qualidade nas instalações elétricas que acabam causando a maioria dos incêndios em edificações.
Neste laudo de análise de energia elétrica, utilizando-se os analisadores de energia certificados pela ANEEL, podemos identificar os seguintes parâmetros técnicos passiveis de análise:
- Tensão de serviço por Fase;
- Valor Máximo da Tensão;
- Distorção Harmônica em Tensão por Fase;
- Desbalanceamento de Tensão;
- Correntes de Serviço por Fase;
- Valor Máximo da Corrente;
- Distorção Harmônica em Corrente por Fase;
- Desbalanceamento das Correntes;
- Potência Ativa por Fase;
- Potência Ativa Total;
- Potência Aparente por Fase;
- Potência Aparente Total;
- Fator de Potência Trifásico;
- Fator de Potência por Fase;
- Frequência.
Laudo NR-12:
O laudo nr-12 é extremamente importante para todas as empresas que possuem maquinários e
que buscam uma regulamentação que garantirá a segurança de toda a sua operação, e é sempre
interessante obter informações essenciais para que você conheça a NR-12, suas implicações e
como é feito o laudo nr-12.
Quais são os itens avaliados em um Laudo de NR12?
- Limites das máquinas
- Dados e descrição da máquina
- Inventário da máquina
- Análise de riscos
- Classificação de riscos
- Categoria de segurança da máquina
- Qualificação profissional dos operadores
- Sinalização
- Sistema de segurança e emergência
- Manual, projeto e demais documentações
- Lista de prioridades
- Ações e recomendações necessárias